Representação Digital    

É através da representação digital que é possível a utilização de programas para armazenar ou modificar todos os tipos de media. Sendo também possível armazena-los em suportes, tais como CD e DVD.
 

Sinais Digitais

O sinal digital é um sinal com valores discretos e por isso descontínuo  ou seja, este sinal só é delimitado para determinados instantes de tempo.

​Os sinais que circulam num computador são sinais digitais

Sinais Analógicos

Já o sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo, cuja variação em relação ao tempo é proporcional. 

Exemplo de um sinal analógico é o sinal que o microfone faz.

 

Um sinal analógico ao passar para um computador vai sofrer uma digitalização desse mesmo sinal composta por três fases:​

 

• Amostragem

A amostragem é o processo que permite guardar um conjunto finito de valores discretos de  sinais analógicos. Como o processamento destes valores se torna complicado, torna-se necessário amostrar o sinal analógico inicialmente.

 

• Quantização

Depois de amostrado o sinal analógico, é preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta, ou seja, torna-se necessário atribuir um determinado valor discreto num sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.

 

• Codificação

Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo a transmissão ou armazenamento de dados.